Fogão a Lenha Benefícios e Vantagens

Fogão a Lenha Benefícios e Vantagens

Uma casa no campo, uma senhora prendada e um cheiro que já dá água na boa. Essa descrição cabe perfeitamente para um cenário bem bucólico de anos atrás, quando a mulher ficava em casa e cozinhava para a família inteira usando um fogão a lenha. Com a tecnologia, se perdeu um pouco dessa tradição, mas quem entende mesmo de culinária garante que o fogão a lenha tem suas vantagens. Confira agora mais.

Fogão a lenha: melhores modelos e preços (Foto: Divulgação)

Fogão a lenha: melhores modelos e preços (Foto: Divulgação)

Benefícios e vantagens de ter um fogão a lenha

A tradição de cozinhar em um fogão a lenha está voltando ao cotidiano das pessoas que descobriram os benefícios do fogão a lenha. Nos projetos das casas, os arquitetos já projetam cozinhas gourmet com fogão a lenha.

Dentre outros fatores, acredita-se e percebe-se que cozinhar com fogão a lenha traz mais sabor ao alimento. Isso porque o tempo de cozimento é diferenciado, o que garante um sabor único ao prato. Em geral, um alimento que é bastante cozinhado no forno a lenha é a pizza. Comum em pizzarias, o forno a lenha dá um gosto artesanal ao prato.

A facilidade de obtenção de lenha, por aquecer a casa, reunindo todos no mesmo lugar é uma das vantagens de se cozinhar no fogão a lenha. Outro ponto importante é a economia, visto que o fogão a lenha utiliza lenha em vez de gás. A praticidade também é um benefício do fogão a lenha, pois é possível usar pequenos ou grandes utensílios ou o alimento pode ser preparado direto na chapa.

Preços de Fogão a Lenha

Preços de Fogão a Lenha. (Imagem:divulgação).

Modelos encontrados no mercado

Viu as vantagens de ter um fogão a lenha e ficou com vontade de ter um na sua casa? A verdade é que construir um fogão a lenha dá certo trabalho, já que ele ocupa um espaço considerável, por demandando um espaço amplo no lugar onde for instalado.

Entre os tipos de fogão a lenha à venda no Brasil, o mais utilizado no sul do país é o de metal, que utiliza o carvão vegetal ou lenha, que são dispostos no lugar embaixo do fogão e aquecem tanto o forno quanto a chapa de metal de seu topo.

Também é possível construir um fogão a lenha de alvenaria, que funciona com a lenha disposta em um túnel sob os bocais do fogão, gerando uma fumaça pela chaminé, que é liberada à atmosfera.

Seja qual for o modelo escolhido, faça uma pesquisa e converse com quem já tem fogão a lenha em casa. Você não vai se arrepender.